As capitais brasileiras estão cada vez maiores e mais movimentadas. O desenvolvimento dessas cidades trouxe alguns reflexos negativos, como engarrafamentos, que geram poluição, perda de tempo e estresse. 

Por esse motivo, muitas pessoas têm escolhido morar nas regiões metropolitanas. Essas cidades passam a sensação de tranquilidade e são uma ótima opção para quem deseja contato com a natureza. E sabe o que é melhor? Essas áreas tendem a ser cada vez mais valorizadas, contando com empreendimentos infraestrutura completa.

Quer saber os benefícios de viver nesses municípios? A Frizzo mostra, aqui, 4 vantagens de morar na região metropolitana de Porto Alegre!

 

Cidades em desenvolvimento

Responsáveis por 40% da população e 50% do PIB nacional, as 15 maiores regiões metropolitanas do país têm nível de desenvolvimento econômico maior do que a do restante do Brasil. O PIB per capita dessas regiões é 30% superior à média nacional. Os dados estão no estudo do Conselho Federal de Economia (Cofecon), publicado em 2015. A pesquisa também aponta que, no caso de Porto Alegre, a região metropolitana supera o PIB da capital, o que significa que esses municípios deixaram de ser cidades-dormitório e estão se transformando em cidades tão desenvolvidas economicamente quanto a capital.

 

Mais natureza e tranquilidade

Mesmo em pleno desenvolvimento urbano, as cidades da região metropolitana de Porto Alegre conservam belas paisagens naturais. É o caso de Gravataí, com o morro Itacolomi e seus entornos preservados. Outro exemplo é a cidade de Viamão, que tem o Parque Estadual de Itapuã, onde fica o lindo farol (foto acima). Nesses municípios, é comum encontrar refúgios naturais bem preservados.

 

Custo de vida mais baixo

O custo de vida nessas regiões é bem mais em conta do que nas capitais. Fazendo um comparativo entre Porto Alegre e Viamão, vemos preços de aluguel com diferença de até 94,7%. A diferença dos custos também pode ser observada em alimentação, transporte e educação. Por isso morar em uma cidade da região metropolitana pode significar uma vida bem mais econômica.

 

Pertinho da capital

Ficou com saudade da capital? Basta pegar o carro, um ônibus ou o trem e, em poucos minutos, você chega a Porto Alegre. As cidades são próximas e permitem que você estude ou trabalhe na capital, por exemplo. 

Gostou dessas vantagens? Espere só até você conhecer o Green Caminho do Meio, o mais novo empreendimento da Frizzo. O condomínio tem infraestrutura completa de lazer e segurança, está localizada em uma área em pleno desenvolvimento e com grande potencial de valorização — bem na divisa entre Porto Alegre e Viamão. Que tal conferir? Venha ver e se apaixonar!