Ah, a jardinagem! Muito mais que um hobby, ela dá um visual diferente para a sua casa, transformando espaços de todos os tamanhos em verdadeiros pedaços do paraíso. O melhor de tudo é que não precisa ser um expert no assunto para dar vida a um belo jardim. Basta você fazer uma pesquisa bem detalhada para encontrar plantas, arbustos, árvores e flores que se adaptam perfeitamente ao ambiente que você tem disponível.

Quer saber quais são as nossas sugestões para fazer um jardim incrível? A Frizzo, que é fã de jardinagem, dá 5 dicas para montar o projeto paisagístico da sua casa!

 

Conheça seu terreno

Como é o seu terreno? Ele é mais arenoso? Tem muitas pedras? Isso vai influenciar no seu projeto, desde a preparação do solo até a escolha das espécies mais adequadas. Outro fator é a quantidade de sombra: caso o terreno tenha muitas edificações ou muros, é necessário escolher plantas que não necessitem de tanta luz solar. Além disso, identificar a posição da sombra e do sol ajuda na hora de definir onde serão incluídos cada um dos tipos de folhagem. Também será preciso analisar a necessidade de incluir equipamentos de iluminação, irrigação e possíveis adaptações na estrutura do local.

 

Escolha espécies adequadas

Depois de fazer todo o levantamento inicial, anote as condições do solo e de luminosidade do seu pátio. Você pode pesquisar na internet o melhor tipo de planta para suas necessidades, mas o mais interessante é levar todas essas informações a uma floricultura. Lá, os profissionais vão poder indicar quais vegetais irão vingar no seu jardim, bem como os cuidados que você deverá ter com cada espécie.

 

Preparar a terra é fundamental

A preparação do seu terreno é o primeiro passo antes de plantar qualquer coisa! Mantenha o solo o mais saudável possível, retirando pedras e ervas daninhas. Depois disso, adube — pode ser com húmus, fertilizantes, adubos orgânicos… Dessa forma, você garante que a terra terá nutrientes suficientes para suas plantinhas crescerem bonitas e saudáveis! Depois disso, você está pronto para fazer o plantio.

 

Adicione elementos

Que tal criar um caminho com pedras ou utilizá-las para delimitar os canteiros? Nem só de plantas é feito um jardim, e você pode adicionar outros elementos para criar espaços ainda mais bonitos – como uma fonte, um banco ou iluminação diferente. Use sua imaginação e criatividade.

 

Não negligencie as plantinhas

O maior desafio de se ter um jardim é o cuidado para mantê-lo sempre bonito. Por isso, tire um tempo da sua rotina para regar as plantas, fazer podas, retirar ervas daninhas e cuidar de possíveis pragas ou insetos. Você pode ainda trocar plantinhas de lugar, caso veja que elas não estão vingando e precisam de condições diferentes para crescer. É o seu zelo que irá transformar o seu jardim num oásis pessoal.

 

 

Gostou das nossas dicas? Conte para nós, aqui nos comentários, o que você faz para manter o jardim sempre lindo e florido!