Chegou o Natal: o momento de reunir a família, os amigos e as pessoas que você ama. Essa temporada também é cheia de tradições, que vão desde a  elaboração de decorações especiais até a hora da tão esperada ceia!

Neste ano, que tal inovar e incluir algumas brincadeiras divertidas na programação? Existem diversas formas de animar todo mundo e tornar esse encontro inesquecível! Abaixo, trazemos algumas ideias para inspirar você. Confira:

 

Amigo Secreto

O Amigo Secreto é uma das brincadeiras mais tradicionais do Natal! Na maioria das vezes, os participantes se reúnem antes das festas para fazer o sorteio. Cada um retira um nome e deve comprar um presente para a pessoa que tirou! Você pode adicionar regras, como faixa de preços, e pedir que cada um dê sua sugestão de presente para ajudar a “guiar” o amigo. Uma dica interessante é: caso a família more longe, você pode usar os sorteadores de amigo secreto on-line.

Existem também outros modos de fazer o amigo secreto e torná-lo ainda mais legal. Um deles é o amigo secreto ladrão: cada um compra um presente aleatório e, quando chega no local da ceia, deixa o pacote em uma mesa. O sorteio dos nomes o acontece na hora, e cada um pode escolher um presente da mesa para dar para o amigo. Se a pessoa tirada depois de você gostar mais do presente que você recebeu, ela pode “roubá-lo”.

 

Quem sou eu?

A brincadeira de “quem sou eu?” é muito simples. Você só precisa de post-its (ou papéis e fita adesiva) e canetas. Aí, basta todo mundo se reunir e seguir os passos:

  • Cada um dos participantes pega um papel e escreve o nome de uma pessoa que todos conheçam — pode ser alguém próximo ou alguém famoso. Tem gente que prefere citar um objeto ou um animal. Também pode;
  • Todos os papéis devem ser colocados na mesa com o nome para baixo;
  • Uma pessoa de cada vez escolhe um dos papéis – sem ler – e gruda-o na testa – de modo que todos os participantes consigam ver. A partir daí, o desafio dessa pessoa é descobrir o que está escrito no papel;
  • Para isso, ela deve investigar, fazendo perguntas para os participantes. Ex.: ele é homem? As pessoas devem responder apenas com sim ou não;
  • Ganha aquele que descobrir mais vezes o que está escrito nos papéis que colou na testa!

Você pode também aproveitar e fazer um jogo de “quem sou eu?” natalino, com personagens e objetos comuns dessa época!

 

Plaquinhas para fotos

Uma ideia bacana é montar uma cabine improvisada para que seus convidados possam tirar fotos divertidas no Natal! Compre ou faça em casa algumas plaquinhas temáticas, com chapéu e barba de Papai Noel, arcos de rena, frases, letras de música natalinas etc. Assim, cada um pode usá-las para fotografar uns aos outros, postar nas redes sociais e ter uma lembrança fofa da data!

E então, gostou das nossas ideias? Conte para nós, nos comentários, o que você costuma fazer para animar ainda mais a seu ceia. Nós, da Frizzo, esperamos que você tenha um Natal inesquecível, repleto de alegrias e bons momentos!