Você sabia que as cores podem influenciar e muito o nosso humor ao longo do dia? Por isso, pensar na pintura dos ambientes da casa é um passo que exige reflexão! Às vezes, nossas cores favoritas não são as mais indicadas melhores para determinado cômodo, ou simplesmente poderiam ser aplicadas apenas em alguns detalhes.

 

 

Mas a influência das cores que escolhemos vai muito além disso. Você sabia que a forma que você pinta uma sala pode dar uma sensação de amplitude – ou de estreitamente? Neste post, vamos mostrar os melhores truques para usar as cores a seu favor. Confira:

 

Ampliar

Quando o efeito desejado é o de amplitude de determinado ambiente, a melhor forma de pintar é utilizar o mesmo tom em todas as paredes e no teto. As melhores escolhas, nesse caso, são as tintas brancas, beges ou qualquer tipo de cor clara, que reflita mais a luz.

 

Compactar

O ambiente está amplo demais, com um ar muito impessoal? Para compactar um espaço, basta pintar as paredes e o teto com tons escuros. Cores terrosas e quentes potencializam o efeito de aconchego.

 

Alongar

Para aumentar um cômodo, aumente as linhas horizontais! Um segredo para isso é pintar as paredes com tons mais escuros, mantendo apenas o teto e o piso em cores claras.

 

Encurtar

O espaço está muito profundo? Pinte apenas a parede de fundo em um tom escuro, mantendo demais paredes, piso e teto em tons claros.

 

Rebaixar

Para dar a impressão de que o pé-direito é mais baixo, dê ao teto uma cor escura e deixe as paredes em cores claras.

 

Levantar

Basta pintar o teto com um tom mais claro do que o das paredes o que dá a impressão de um pé-direito mais alto!

 

Estreitar

Para estreitar, pinte as paredes opostas com tons escuros e deixe claros o fundo, o teto e os pisos do cômodo.

 

Alargar

O ambiente está estreito demais? Pinte o fundo e o teto com tons escuros, e mantenha as laterais (paredes maiores) em tons claros. Esse truque funciona muito bem em corredores!

 

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que elas ajudem você a deixar a sua casa ainda mais confortável, do jeitinho que você sempre sonhou. Conhece algum outro truque? Conte para gente nos comentários!