Muitos elementos que, às vezes, nem percebemos, podem mexer com nossas emoções ao longo do dia. Você sabia que as cores também podem afetá-lo de maneiras diferentes? A teoria das cores é estudada desde a Idade Média, e sua harmonização e efeitos são uma temática fascinante. É com base nisso que foi criada a cromoterapia um tipo de terapia alternativa que utiliza a vibração das cores para animar, acalmar, concentrar e evocar os mais diferentes sentimentos nas pessoas.

Quer saber um pouquinho mais sobre como as cores da sua casa podem influenciar no seu humor? Neste post, a Frizzo conta mais sobre esse assunto tão interessante e mostra como escolher os tons perfeitos para cada ambiente.

 

Azul, verde e violeta

O azul, verde, violeta e seus tons derivados são conhecidos por trazer tranquilidade e, assim, ajudar no relaxamento. Essas cores têm um efeito calmante, e carregam a energia de cura física e emocional. Por isso, são ideais para colocar nas paredes dos cômodos onde queremos paz e descanso como quartos e salas de estar.

Vermelho, laranja e amarelo

Cores quentes, que nos remetem à vivacidade do fogo como o vermelho, o laranja e o amarelo —, são perfeitas para dar energia. Estes tons são ótimos para quem quer mais ânimo na vida, pois transmitem a sensação de otimismo e confiança. Mas é preciso ter cuidado: elas são mais recomendadas para áreas comuns e sala de estar, já que podem provocar certa agitação. Mantenha os tons longe dos quartos ou, se preferir, utilize suas versões em tons pastéis.

Branco, off-white e bege

Bem neutras, as cores branca, off-white e bege são símbolos tradicionais da pureza e da simplicidade. Ótimas para salas de estudo, elas ajudam a concentrar, já que não interferem de maneira negativa e não cansam a visão. No verão, ambientes destes tons ainda dão um toque refrescante à casa.

Rosa e fúcsia

O rosa claro transmite bondade e inocência, e é frequentemente usado em quartos infantis. A cor também simboliza o altruísmo, o bom coração e a sensibilidade. Já o fúcsia, versão mais forte do rosa, tem efeitos que podem ser comparados às cores que ativam e dão energia, como o vermelho, laranja e amarelo.

Preto e cinza

O preto é utilizado por evocar, na decoração e nas vestimentas, a sensação de elegância, sobriedade e seriedade. O cinza também é um tom que impõe respeito e profissionalismo. Essas cores são ótimas para escritórios. Por serem mais pesadas, podem ser misturadas a outras mais claras para “quebrar” essa impressão de obscuridade que provocam. Use-as em paredes únicas ou em detalhes!

 

Lembre-se: ao decorar, vale utilizar cores que deixem você confortável e em paz afinal, seu cantinho é superimportante e ele precisa ser perfeito para você! Quer saber ainda mais sobre decoração de ambientes? Veja nossas 5 dicas para deixar sua casa mais aconchegante!