Quando você idealiza a casa perfeita para você, nem imagina a quantidade de profissionais que estará envolvida na construção deste sonho — ainda mais se é o seu primeiro imóvel. É muito importante contratar pessoas de confiança para garantir a segurança e a qualidade de todos os detalhes. Cada etapa exige profissionais específicos – que serão essenciais para alcançar o resultado esperado no final das obras!

Quer entender melhor sobre quais são as diferenças entre o trabalho de um arquiteto e um engenheiro durante o projeto? E quantas pessoas são necessárias para trabalhar com os acabamentos do imóvel? A Frizzo conta tudo isso! Neste post, saiba qual é o trabalho de cada profissional dentro da obra.

 

Engenheiro Civil

O engenheiro civil é o responsável técnico pela execução da obra, gerenciando os empreiteiros, supervisionando prazos, custos e padrões de qualidade e de segurança. Ele busca alinhar a segurança e a economia, para fornecer a resistência e estabilidade adequada à construção.

Em alguns casos, esse engenheiro projeta as instalações elétricas, hidráulicas, estruturais (infra e supra) e de fundação, definindo o material a ser usado, bem como colabora na manutenção.

Etapa de trabalho: projeto e documentações, podendo estar presente em todas as etapas da obra.

 

Arquiteto

Assim como o engenheiro civil, o arquiteto também pode ser o responsável pelo projeto da construção. Seu trabalho é, junto do cliente, construir um projeto único que reflita a identidade que ele procura. O arquiteto deve buscar uma harmonia entre as necessidades do cliente e a execução do que é viável dentro de uma obra. Ele pensa sempre em estética, funcionalidade e qualidade de vida.

Etapa de trabalho: projeto e documentações.

 

Encarregado Geral da Obra

A função desse profissional é atuar no planejamento, organização e monitoramento da obra. Como o próprio nome já diz, ele será o responsável por todas as etapas da construção.

Etapa de trabalho: estará presente em todas as etapas.

 

Mestre de Obras

Seu papel é o gerenciamento dos profissionais de serviço (pedreiros, carpinteiros e serventes). O mestre de obras deve também ser o intermediário entre o engenheiro e a equipe de obras; verificar os materiais; monitorar as compras e supervisionar a obra para evitar possíveis falhas durante o processo de construção.

Etapa de trabalho: estará presente em todas as etapas.

 

Pedreiro

O papel desse profissional é dar forma ao projeto elaborado, cuidando da preparação dos elementos que serão utilizados na alvenaria e nos revestimentos. O pedreiro será orientado pelo engenheiro ou mestre de obras.

Etapa de trabalho: infraestrutura e revestimento.

 

Carpinteiro

O carpinteiro cuidará de tudo o que envolver madeiras em uma obra: planejamento dos cortes, alocação de cavaletes, esquadrias e armações do telhado.

Etapa de trabalho: infraestrutura, cobertura, esquadrias e revestimento.

 

Servente

Ao servente, cabe auxiliar os serviços dos pedreiros e carpinteiros. Ele será responsável pela preparação de massas de cimento, cortes de materiais, organização de materiais, remoção e transporte de entulhos.

Etapa de trabalho: infraestrutura, cobertura, esquadrias e revestimento.

 

Hidráulico

Esse é o profissional encarregado de todo o trabalho referente à rede hidráulica em uma obra. O hidráulico (ou encanador) executa as obras de abastecimento, tratamento de água e sistemas de esgoto, além de todos os encanamentos e tubulações.

Etapa de trabalho: instalações hidráulicas.

 

Engenheiro Elétrico

Esse profissional é responsável por projetar e realizar a instalação de toda a rede elétrica de uma obra. Fiação, interruptores, tomadas, caixas de força, chuveiros e outros aparelhos que necessitem de ligações elétricas estarão sob responsabilidade desse profissional.

Etapa de trabalho: instalações elétricas.

 

Pintor

O pintor faz a preparação das paredes, tintas e finaliza a pintura de uma obra. O trabalho dele possui especializações, tais como pintura de exteriores, pintura de interiores e texturização. Certifique-se de que o profissional contratado trabalha com todas essas especialidades.

Etapa de trabalho: acabamentos.

 

Ladrilheiro

Esse profissional cuidará da instalação de ladrilhos, azulejos e cerâmicas, bem como do revestimento e do acabamento dos pisos.

Etapa de trabalho: acabamentos.

 

Esses são os principais profissionais que costumam acompanhar a construção de um imóvel desde a fundação até a decoração! Gostou de saber um pouco mais sobre a função de cada um deles? Deixe um comentário aqui no blog e conte para nós o que mais você que ver por aqui. Sua opinião é superimportante para a gente!