A cozinha é um dos espaços mais especiais da casa: é nela que a família se encontra para compartilhar refeições e passar bons momentos junta! Por isso, o planejamento desse ambiente deve ser cheio de cuidados. Existem modelos diferentes e formas variadas de mobiliar o cômodo, mas há várias dicas essenciais seja qual for o estilo escolhido.

Para ajudá-lo a projetar um espaço lindo e funcional para a sua casa, a Frizzo separou algumas ideias e macetes fundamentais. Conheça as melhores formas de montar a sua cozinha e inspire-se!

Respeite os espaços

A primeira coisa a se fazer é medir todos os espaços. Você precisa ter certeza de que os móveis que comprar, mesmo com portas ou gavetas abertas, não vão atrapalhar a circulação de pessoas nos cômodos e nem vão ser maiores do que o necessário. O ideal é sempre ter um espaço mínimo de 50 cm para a circulação, o que permite um fluxo duplo de pessoas sem a sensação de “amontoado”.

Use a regra do triângulo

A regra do triângulo é bem simples e facilita na hora de posicionar móveis e eletrodomésticos na cozinha. Num papel, desenhe a distribuição da sua cozinha apenas o fogão, a pia e a geladeira. Una esses três objetos formando um triângulo. A soma dos lados nunca deve ultrapassar sete metros. A partir daí, você pode posicionar armários e outros objetos. Sempre lembre de evitar colocar a geladeira próxima ao fogão ou microondas, já que a diferença das temperaturas com as quais eles trabalham pode afetar o desempenho e a vida útil dos equipamentos.

Escolha bons materiais

A etapa de mobiliar a cozinha deve ser feita com critério e foco na qualidade. Móveis e eletrodomésticos mais caros, como armários, geladeiras e grandes bancadas, precisam ser feitos com bons materiais para garantir sua durabilidade e, é claro, o conforto dos moradores da casa. Fique de olho nas marcas e em todos os detalhes: pagar barato pode parecer mais atraente, mas as constantes trocas de móveis e utensílios, além de insustentáveis para o meio ambiente, pesam mais no seu bolso a longo prazo.

Dica: móveis com estruturas feitas com madeiras de qualidade ou aço inoxidável duram mais tempo!

Se for optar por espaços planejados, pesquise!

A loja, o arquiteto e os materiais escolhidos definem o valor da sua obra. Além disso, cada um deles tem um jeito único de desenhar e trabalhar com o espaço disponível. Faça diferentes orçamentos e veja o que funciona melhor para você, suas necessidades e seu estilo!

Confira uma seleção de inspirações que separamos para você:

E aí, gostou? Deixe sua opinião aqui nos comentários, conte suas experiências e passe também suas dicas de como montar a cozinha perfeita!