Seja para tratar de resfriados, desconfortos, auxiliar na dieta ou até mesmo só aquecer durante o inverno: todo mundo tem aquela receitinha de chá, que passou de geração em geração e que é infalível! As ervas medicinais são uma tradição milenar! A infusão de flores, folhas e frutos pode mesmo trazer relaxamento, auxiliar no emagrecimento, amenizar sintomas de doenças, aliviar dores e proporcionar outros diversos benefícios.

Quer saber para que serve cada chá? A Frizzo ensina! Neste post, aprenda a plantar e a usar as suas ervas medicinais.

Camomila

Uma das mais famosas ervas medicinais, a camomila é utilizada principalmente pelo seu efeito calmante. O que muitos não sabem é que ela também possui efeito antibactericida e anti-inflamatório, ajudando a relaxar músculos e a aliviar dores e cólicas. A camomila também é muito utilizada em tratamentos caseiros de beleza, porque ajuda a suavizar olheiras, acalmar a pele e clarear cabelos. Ela é de fácil plantio e requer poucos cuidados — apenas ficar à sombra durante seu desenvolvimento e, depois disso, muito sol para que nasçam as flores. Afinal, essa é a parte mais importante da planta, utilizada para preparar os chás!

Hortelã

A hortelã é versátil e pode ser utilizada tanto para o preparo de chás quentinhos quanto para sucos e outras bebidas refrescantes. Muito utilizada pelas suas propriedades digestiva, vermífuga e estimulante, ela ainda pode atenuar dores de cabeça e diminuir a ansiedade. É bem fácil plantar e cuidar da espécie: o maior cuidado que você deve ter é o de separar a hortelã das demais ervas e vegetais da sua horta, pois suas raízes se espalham rapidamente e podem acabar matando as demais.

Boldo

O boldo é um santo remédio para quem tem problemas gástricos e digestivos, como azia, refluxo e gastrite. Ele ainda alivia desconfortos provocados pelo fígado, melhorando o funcionamento do órgão e combatendo enjoos. Uma erva prática de plantar e cuidar: basta enterrar um de seus galhos e se certificar de que ele tenha bastante iluminação natural ao longo do dia.

Alecrim

Além de ser um tempero maravilhoso, as folhas do alecrim têm diversas funções medicinais! Quando usado em chá, ele é cicatrizante e também tem função digestiva, auxiliando no tratamento de gastrites. Assim como o boldo, seu plantio pode ser feito por galhos da planta já desenvolvida e requer poucos cuidados.

Erva cidreira

Se você sofre com insônia ou tem problemas de ansiedade, acaba de encontrar seu melhor amigo: o chá de erva cidreira é um poderoso calmante! Ele ajuda a relaxar o sistema nervoso, provocando a sensação de calma e bem-estar. Ela ainda ameniza cólicas abdominais e gases! Você pode plantá-la por galho ou na forma de muda, já com raízes bem fortalecidas.

 

Assim como remédios, os chás podem ter contraindicações. Por isso tome cuidado e pesquise bastante antes de tomá-los! Você conhece outro chazinho poderoso? Conte para a gente, nos comentários, qual deles é tradicional na sua família!