Todo mundo que passa pelo Rio Grande do Sul sabe: a mateira com a cuia, a bomba e a garrafa térmica são os maiores companheiros dos passeios dos gaúchos. E, embora quase todo mundo beba o chimarrão, nem todos sabem prepará-lo da maneira correta! A verdade é que existem diversas formas de fazer um bom mate amargo, mas cuidados básicos evitam contratempos principalmente para não entupir a bomba. Com a prática, você se transforma em um expert no assunto.

Precisa de um tutorial rápido e fácil para fazer o seu mate? Pegue seus apetrechos e aprenda com a Frizzo como preparar um bom chimarrão!

Você precisará de:

 

  • Erva mate: nativa, tradicional, moída grossa, pura folha ou misturada com chás não importa o tipo. Vale escolher a que você acha mais saborosa!
  • Cuia: a cuia de porongo é a mais comum e é o modelo usado pelos tradicionalistas, mas você pode encontrá-la em diferentes materiais, como as de porcelana.
  • Água quente: aqui, um recado importante: não deixe sua água ferver! A temperatura ideal da água para o mate é 70°C, que não queima a erva e mantém suas propriedades benéficas.
  • Bomba: preferencialmente de aço inox ou prata, que são materiais fortes e resistentes à corrosão e oxidação.

 

Esquente sua água, coloque-a na garrafa térmica e vamos começar!

 

Passo um:

Coloque a erva mate até pouco mais da metade da cuia. Vire o recipiente para a posição vertical, deitando-o de lado para formar o morro. Faça isso com cuidado: tampe metade da cuia com a mão ou um guardanapo, para que a erva não caia.

Passo dois:

Com a cuia levemente inclinada, para que o morro não se desmanche, preencha o espaço restante com água. Derrame o líquido delicadamente.

Passo três:

Mantenha a cuia inclinada por alguns minutos de três a cinco. Dessa forma, a erva irá absorver a água e o morro se manterá firme.

Passo quatro:

Segure a cuia em posição reta e adicione água até a borda.

Passo cinco:

Hora de colocar a bomba! Tampe a extremidade superior da bomba com o dedo, para evitar a entrada de ar pelo canal. Coloque a bomba na parte sem erva, até que ela chegue ao fundo da cuia.

Passo seis:

Seu chimarrão está pronto! Basta beber até roncar e passar adiante para o próximo da roda.

Viu só como é fácil!? Agora você já pode fazer aquele passeio tradicional de domingo de sol: reunir a família e os amigos, levar um mate e lagartear na grama do jardim ou de algum parque da cidade.

Tem alguma outra dica legal sobre como montar o chimarrão? Comente aqui!