Pensar o projeto da sua casa própria é uma tarefa animadora, mas que exige dedicação. É preciso ter cuidado com todas as suas escolhas – nos mínimos detalhes: desde a fundação até o acabamento. Quando bem elaborado, esse processo ajuda a deixar o imóvel do jeitinho que você sempre sonhou. Por isso, contar com a ajuda de um bom arquiteto pode fazer toda a diferença para o sucesso dos seus planos.

Assim como o engenheiro civil, o arquiteto também pode ser o responsável pelo projeto da construção. Seu trabalho é construir um projeto único que reflita a identidade do cliente. O profissional deve buscar uma harmonia entre o que foi solicitado e o que viável dentro de uma obra. Os principais pontos considerados são:  funcionalidade, estética e qualidade de vida.

Mas por que um bom arquiteto faz a diferença no projeto da sua casa? Nós, da Frizzo, vamos explicar um pouquinho mais sobre isso neste post!

Ele vai orientá-lo e manter seus pés no chão

É natural que, quando pensamos na casa perfeita, sonhamos um pouco mais alto do que deveríamos. O arquiteto é quem será capaz de dizer se é possível executar suas ideias dentro dos seus limites financeiros e considerando os espaços disponíveis. O profissional saberá respeitar suas preferências e criar, de maneira completa, um espaço que equilibre seus desejos com a realidade.

Foco na sua vida

Durante sua formação, o arquiteto conhece as características mais humanas da construção de casas e ambientes comuns. Todos os materiais, as formas e as cores usadas no projeto podem influenciar na qualidade de vida do cliente, e eles sabem muito bem disso! Com um bom arquiteto, sua casa será muito mais do que um lugar para morar. Ela será o seu recanto perfeito para oferecer toda a tranquilidade e conforto que você merece.

Economia a longo prazo

Os arquitetos poderão indicar os melhores e mais duráveis materiais para sua casa. E o que isso significa? Manutenção quase nula e, consequentemente, uma economia muito maior a longo prazo. Existem pessoas que relutam para contratar o serviço de um bom arquiteto com receio do valor cobrado. Mas lembre-se que a qualidade do trabalho está em primeiro lugar. Vale a pena pagar um pouco mais para não ter problemas mais tarde!

Mas como escolher um bom arquiteto?

  • Faça diferentes orçamentos e peça para ver o portfólio dos arquitetos que você conversar.
  • Verifique o registro do profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Ele é indispensável para que a Prefeitura aprove o seu projeto!
  • Peça referências para familiares e amigos. Todo mundo conhece um bom arquiteto para indicar principalmente quem passou por um processo similar há pouco tempo.
  • Faça pelo menos uma reunião com o profissional e tenha certeza de que vocês têm afinidade. Lembre-se de que o processo de uma obra é longo, e vocês vão conviver bastante!
  • Peça uma proposta de serviço com detalhamento do trabalho que será feito pelo profissional ao longo da construção.

Nós, da Frizzo, acreditamos que o arquiteto é um profissional essencial na realização do seu sonho. Um bom projeto desenvolvido em uma localização privilegiada faz toda a diferença na construção do imóvel perfeito! Aqui no blog, você pode tirar mais dúvidas sobre todo esse processo. Que tal ler aqui como construir a casa ideal para você e ter mais ideias antes de procurar um arquiteto?