Quem gosta de manter o jardim bonito sabe que, com o frio, algumas das plantas podem sofrer bastante. O vento, a geada e os dias nublados podem prejudicar o desenvolvimento de diversas espécies, principalmente as tropicais acostumadas com o calor e luz abundantes. Contudo, existem cuidados especiais que podem ajudar a reduzir os danos trazidos pelo inverno!

Para os jardineiros de plantão, a Frizzo reuniu algumas dicas indispensáveis para essa época do ano. Confira aqui neste post 5 cuidados especiais para manter suas plantas bonitas no inverno!

Adube suas plantinhas

Para suprir a falta do sol e da luminosidade, o adubo é a melhor opção. Ele ainda vai ajudar a combater os fungos: os maiores inimigos das plantas em épocas mais úmidas. Faça a adubação pelo menos um mês antes do início do inverno, para que o vegetal fique preparado e fortalecido. Dessa forma, o seu crescimento não será prejudicado nos meses mais frios!

Cuidado com a geada!

O gelo da manhã “queima” flores e folhas e, sem o devido cuidado, pode matar o seu jardim. Para não correr este risco, fique atento à previsão do tempo. Quando houver previsão de geadas, cubra suas plantas mais expostas com uma lona. Não esqueça de remover a cobertura na manhã seguinte, pois o abafamento também poderá prejudicar o desenvolvimento delas.

Atenção às regas

Elas não precisam ser tão frequentes em tempos de umidade. Antes de regar, certifique-se de que a planta realmente precisa de mais água. Caso a terra esteja úmida, deixe a rega para depois, pois você pode acabar afogando seu jardim. Outra boa dica é regar sempre em momentos com pouca incidência solar. Assim, você não corre o risco de ter que lidar com folhas e flores queimadas e secas!

Plantas em ambientes internos

As plantas que ficam dentro de casa sofrem menos com o frio e com o mau tempo. Ainda assim, não esqueça delas! No inverno, essas plantas ainda necessitam de bastante luz solar para continuarem se desenvolvendo com saúde. Os cuidados com a rega são os mesmos que os das plantas externas: fique atento para não exagerar!

Gramado verdinho o ano todo

Quer saber o segredo do gramado vizinho estar sempre tão verde? É a adubação orgânica – rica em nutrientes! Faça a adubação com turfa, húmus de minhoca ou esterco pelo menos duas vezes por ano, e você verá o resultado. Além disso, evite o uso da terra preta ela pode ser a responsável por aquelas ervas daninhas que teimam em surgir.

 

Gostou das nossas dicas? Tome esses cuidados e garantimos que você terá um jardim protegido o inverno todo!

Sabe de algum truque infalível para manter as plantas bonitas na estação mais fria do ano? Conte aqui nos comentários.