Se você está pensando em construir uma casa, quer que ela fique perfeita e atenda todas as necessidades da sua família. Você já deve ter ficado horas pensando sobre o tamanho e a distribuição dos cômodos, a melhor localização para portas e janelas, os espaços ideais para circulação nas áreas sociais… Mas como decidir tudo isso sem cometer nenhum erro?

A Frizzo tem 30 anos de experiência no mercado imobiliário gaúcho. Nesse tempo, aprendemos muito vendo de perto a construção da casa dos sonhos de muitas famílias! Quer algumas dicas para a sua? Veja aqui nesse post como construir a casa ideal para você.

Pense no futuro

Quais os seus planos para daqui a cinco ou dez anos? Leve eles em consideração ao pensar na sua casa ideal. Se você deseja ter filhos em um futuro próximo, por exemplo, projete um quarto para a criança! Você pode usar o cômodo para outras funções até que o bebê chegue. Depois, não vai precisar gastar tempo e dinheiro pensando em reformas.

Tamanho não é documento

Lembre-se de construir uma casa funcional, com espaço o suficiente para você e sua família viverem com todo o conforto. Mas o excesso pode ser prejudicial: ele gera gastos bem maiores tanto na construção quanto na manutenção, além de ser pouco sustentável. Portanto, seja bastante centrado e pense no que realmente será útil e válido.

Consulte arquitetos

Os arquitetos são profissionais formados justamente para projetar espaços que combinem com o seu estilo de vida. Portanto, consulte um ou mais arquitetos, conte suas ideias e peça opiniões e conselhos. Algum deles fará o projeto perfeito para suprir as suas necessidades sem deixar de lado o seu estilo.

Durante a execução, preze pela qualidade

Ao longo da obra, você, muitas vezes, terá que optar pelo preço ou pela qualidade. Prefira a segunda alternativa. Produtos de qualidade costumam durar mais, ou seja, uma economia a longo prazo. Trocar pisos e cerâmicas, por exemplo, é caro e dá muito trabalho! Por isso, escolha bons materiais, mesmo que eles “pesem” um pouco mais no seu bolso.

Use a decoração para expressar seu estilo

A maioria das pessoas costuma buscar referências na hora de decorar a casa. É uma boa forma de começar o planejamento, mas não esqueça: deixe seu estilo falar mais alto. Só assim você vai criar um espaço aconchegante o suficiente, sabia? É que para qualquer pessoa se sentir confortável em um lugar, é preciso que ela se identifique com ambiente. Se você fizer tudo projetado de acordo com tendências e modismos, pode até enjoar fácil da decoração.

 

Gostou das nossas dicas? A verdade é que construir uma casa do zero não é tão complicado quanto parece. Basta você saber o que está fazendo e contar com a ajuda de bons profissionais. Para auxiliar você a tirar o sonho do papel, nós desenvolvemos o Guia Prático da Construção. Acesse e descubra o que fazer desde a escolha do terreno até a decoração da sua casa pronta. Que tal conferir?