Bonitos, cheios de estilo e fáceis de fazer, os terrários caíram no gosto popular nos últimos anos e se tornaram um dos queridinhos da decoração. Seja por quem não tem espaço para jardins externos ou por quem simplesmente é apaixonado por plantas e quer deixar a casa mais verde. Além disso, eles são fáceis de manter.

Quer saber como fazer um terrário para suas plantas? A Frizzo te explica! Veja aqui nesse post algumas ideias sobre quais plantas usar e como montá-lo.

Quais plantas posso utilizar?

As melhores plantas para compor um terrário são aquelas que preferem a sombra e precisam de menos água. O ideal é misturar: combine mais de um tipo para dar um efeito diferente! Algumas das nossas preferidas são os cactos, samambaias e suculentas, que se dão bem em ambientes internos. Você também pode usar o musgo para preencher os espaços – ele suga a umidade e torna o terrário mais equilibrado.

Escolhendo os recipientes

Vários objetos podem abrigar um terrário: desde copos – para os menores – até aquários – para os mais elaborados. Vasos redondos de cerâmica também podem ter um efeito legal, desde que você tome cuidado para que cada planta tenha seu espaço.

Como montar um terrário

Não precisa ser nenhum expert na jardinagem para montar um terrário de forma rápida e simples. São poucos passos para chegar ao resultado final:

 

  • Escolha um recipiente e monte sua base

 

É importante escolher uma base boa e bem absorvente para suas plantinhas. Dê preferência para a terra preta ou a areia.

 

  • Organize suas plantinhas

 

De acordo com o espaço disponível, organize as plantas escolhidas da forma que preferir. Fica bonito misturar as espécies, os tamanhos e as cores – quanto mais variado, mais legal vai ficar!

 

  • Complete o espaço com pedras pequenas

 

As pedrinhas dão um toque final bonito e vão ajudar a água a escoar.

 

  • Decore como quiser!

 

Você pode finalizar seu terrário com pedras maiores, cristais, musgo e o que mais você gostar. Essa é a hora de dar o seu toque especial ao terrário.

E pronto!

Viu como é simples? Em poucos passos você consegue montar um terrário bonito e sem gastar muito. Lembre-se que é possível aproveitar elementos que você já tem em casa – como copos, xícaras e bowls – e fazer arranjos lindos. Depois de prontos, você pode utilizá-los para decorar qualquer cômodo da casa, desde a sala de estar até o banheiro – que geralmente recebe menos luz.

Gostou das nossas ideias? Monte o seu terrário e mostre o resultado para a gente! Vamos adorar!