Quase todo mundo sonha ou já sonhou com a compra da casa própria. Conquistar esse objetivo depende de muito trabalho e planejamento! Afinal de contas, é um grande investimento e ninguém quer ter problemas para cumprir com os pagamentos depois. Contrair dívidas não é investir.

Para ajudar você a se organizar, confira os 5 passos para comprar seu imóvel!

Acabe com as dívidas

Parcelar compras é um hábito muito comum entre os brasileiros. Mas fique atento aos juros! Parcele apenas em situações de necessidade. Se for usar o cartão de crédito, lembre de pagar as parcelas na data de vencimento!

Além disso, procure quitar todos os valores gastos em excesso e comece a usar o cartão de crédito apenas quando for necessário. Priorize compras à vista e fuja do cheque especial! É importante diminuir suas dívidas antes de assumir as parcelas de um imóvel!

Economize

Guardar dinheiro é sempre muito importante, já que todos estamos suscetíveis a imprevistos. Quando decidir comprar um imóvel, economize para dar o maior valor possível na entrada. Isso vai ajudar a diminuir as parcelas do financiamento.

Financiamento

Se possível, considere parcelar 50% do imóvel em um financiamento. Assumir uma porcentagem maior do que essa pode ser ruim para o seu bolso. Fique atento às opções oferecidas pelos bancos e veja qual se encaixa melhor nos seus hábitos de vida: tipos de parcela, tempo do financiamento, juros… E não esqueça que você pode usar o FGTS.

Simule a compra

Escolha o imóvel que gostaria de comprar e monte uma tabela em casa. Entenda quanto você precisa para pagar a entrada do imóvel e qual o valor da parcela que você tem condições de arcar todo mês. Por quanto tempo você poderá pagar?

E aí? A conta fecha? Simule também os juros!

Se você conseguir fechar esse cálculo sem prejudicar os gastos fixos da casa, procure o banco – ou no caso da Frizzo, a própria empresa – e peça um panorama de como você pode pagar esse imóvel.

Considere comprar na planta

Adquirir um imóvel na planta pode ser uma das soluções para que você economize. Normalmente, os valores são mais baixos e você tem tempo de juntar dinheiro para pagar uma entrada maior quando o imóvel for entregue. Confira as 5 vantagens de comprar um imóvel na planta!

 

E aí, gostou das 5 passos para comprar seu imóvel? Tem alguma dica também? Então, compartilhe com a gente nos comentários!