Há muitos anos ouvimos falar sobre reciclagem; entretanto, ela ainda não faz parte do dia a dia da população. Reciclar é um hábito indispensável para quem quer contribuir para um planeta mais sustentável.  A reciclagem reduz consideravelmente o impacto da geração excessiva de lixo sobre o meio ambiente. Além disso, a prática diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, diminui os consumos de água e energia e ainda é fonte de renda.

Você se interessa pelo assunto e quer saber mais sobre como reciclar seu lixo? A Frizzo te mostra, neste post, como iniciar um sistema de separação de lixo e compostagem em casa!

Quais materiais são recicláveis?

Os materiais recicláveis são aqueles que podem voltar para a indústria e dar origem a outro produto, seja igual ou diferente do original. Folhas e pedaços de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame. Tudo isso pode se transformar em algo novo! Todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes são recicláveis também.

O que não é lixo reciclável?

Materiais como papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários e copos de papel não devem ser misturados com o lixo reciclável. Cabos de panela, tomadas, clipes, grampos, esponjas de aço, espelhos, cristais, cerâmicas e porcelana são outros materiais que não podem receber nova forma – apesar de poderem ser reutilizados de outras maneiras, como, por exemplo, para produção de artesanato. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

Como separar o lixo doméstico?

  • A principal regra para separar o lixo é: não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.
  • Antes do descarte, lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico para livrar-se de qualquer resíduo orgânico.
  • Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados ou rasgados, mas não amassados!
  • Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em jornal ou coloque-os em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.
  • Fique atento aos dias e horários nos quais o caminhão de coleta seletiva passa pela sua rua!

Com o lixo orgânico, faça a compostagem

A compostagem é uma maneira de transformar o lixo orgânico em adubo, que pode fertilizar a horta da sua casa e dar origem a alimentos ricos em nutrientes! Este vídeo, do canal Vida Verde Sistemas Sustentáveis, mostra um passo a passo bastante simples de como montar sua própria composteira e reutilizar seus resíduos:

Adotando esses hábitos, você não melhora apenas a qualidade de vida da sua família, mas também contribui para a construção de um mundo melhor. Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário e nos conte o que você achou, e quais medidas você toma para tornar sua rotina mais eco-friendly!