Quem tem bichinhos de estimação sabe que, no verão, eles precisam de mais cuidado para evitar os problemas causados pelo sol e pelo calor. Mas não fique preocupado: com algumas medidas simples, você garante saúde e conforto para os seus pets na estação mais quente do ano.

Nós, da Frizzo, adoramos animais! Por isso, vamos compartilhar com vocês, neste post, alguns cuidados especiais para seu pet no verão.

Hidratação constante

Dar muita água para os pets no verão é uma maneira bem simples para evitar problemas comuns, como a desidratação – cujos sintomas são, principalmente, diarreia e vômitos. Por isso, aumente a oferta de água fresca: cuide para os potes estarem sempre cheios e espalhe todos pela casa. Coloque um em cada cômodo, e troque o conteúdo constantemente. Para os gatos, uma boa ideia é comprar uma fonte ou bebedouro especial. Como eles gostam de água corrente, é uma forma de estimular a ingestão de água (além de mantê-la fresca por um período mais longo).

Asfalto quente: nem pensar!

Quem tem costume de levar os animais para passear deve ficar atento ao horário. Aproveite as horas menos quentes do dia e com menor incidência solar – até às dez da manhã e a partir das quatro da tarde. Além disso, evite o asfalto: aquece muito e pode lesionar as patinhas do seu animal. Prefira passeios pela grama ou use “sapatinhos” para proteger essa área tão sensível.

Evite locais fechados

Deixar um animal por muito tempo em um local sem ventilação pode causar a intermação. Isso acontece quando a temperatura do corpo do bichinho ultrapassa os limites fisiológicos que permitem a troca de calor com o ambiente. Órgãos e sistema respiratório começam a falhar, o que pode levar o animal à morte. Por isso, mantenha sua casa bem ventilada, com janelas e portas abertas quando possível. E lembre-se: não deixe os pets no carro fechado sob hipótese alguma! Além de estressá-los, prejudica a saúde dos bichinhos.

Proteção solar para pets

Cães e gatos de pelos curtos, principalmente os que possuem a pele rosada, também sofrem com a exposição ao sol. Longos períodos recebendo luz solar direta podem, assim como nos humanos, pode causar queimaduras, câncer de pele e outras lesões. Para evitar tudo isso, existem protetores solares específicos para animais. Você encontra em pecuárias e pet shops. Abuse deles!

Pátio limpinho evita parasitas

No verão, pulgas, mosquitos e carrapatos se proliferam muito mais rápido! Por isso, além dos remédios, procure manter o seu pátio limpo para evitar que os animais de estimação sejam atacados. Além de irritações cutâneas, esses insetos podem causar doenças nos seus bichinhos.

Siga essas dicas para ter certeza de que, assim como você, o seu pet irá aproveitar o verão com muita saúde! Tem alguma coisa que você faz de diferente para facilitar a vida dos seus bichinhos em dias quentes? Conte para a gente nos comentários!