Nada como ver um pedacinho de natureza florescendo no seu quintal, não é? Por entender a importância desse contato com o verde dentro de casa, já demos dicas de plantas para você ter no seu jardim e hoje vamos te dar dicas de ouro de árvores frutíferas que você pode ter no seu quintal do Verdes Campos.

As espécies que selecionamos são de pequeno porte e você pode plantá-las até mesmo em vasos.

Limão siciliano

O limoeiro é uma árvore que cresce rapidamente. A variedade siciliano é uma das favoritas para se ter em casa. Ela requer algumas horas de sol por dia, deve ser regada de duas a três vezes por semana e não gosta muito de umidade. Se bem cuidado, o pé dará limões grandes e perfumados.

Pitanga

Crescendo até dois metros, a pitangueira se dá melhor em ambientes quentes e úmidos. Deve ser regada diariamente, ficar bem ensolarada e não gosta de espaços com muito vento. Espécie nativa brasileira, seus frutos são doces e cheirosos, com um toque ácido.

Acerola

Apesar de ser tradicional do nordeste brasileiro, as mudas de aceroleira se dão bem com todos os tipos de solo, necessitando apenas de muito sol e serem regadas entre duas a três vezes na semana. A árvore pode florescer e dar frutos até três vezes no ano e pode chegar até dois metros de altura. A acerola é rica em vitamina C e é muito saborosa.

Romã

Adaptando-se muito bem aos vasos, a romãzeira pode ser, inclusive, um tipo elegante de “bonsai” em suas versões mini. É uma árvore que requer atenção no seu plantio: apesar de necessitar de água constantemente, só deve ser regada quando o solo estiver bastante seco e requer muita luminosidade. Além dos frutos, a romãzeira produz uma belíssima floração.

Amora

A amoreira é uma espécie rústica, mas se adapta bem aos mais variados tipos de solo, mas sofre com a falta de umidade. Assim como a romãzeira, só deve ser regada quando você notar que o solo está seco. Não precisa estar sob a luz direta do sol, mas os galhos crescerão em sua direção. Além das amoras, pode servir como uma bela árvore ornamental.

Manga

Se você está procurando uma árvore para ser a “protagonista” do seu jardim, a mangueira é uma ótima opção, pois ela pode atingir até trinta metros e fornecer muita sombra. Mesmo sendo uma árvore robusta, a mangueira também funciona bem se plantada em vasos, atingindo até dois metros. Precisa de muita luz e água para crescer bem e dar frutos no verão, ideal para se lambuzar com mangas suculentas.

Jabuticaba

Resistindo bem a temperaturas mais baixas e até mesmo à geada, a jabuticabeira é uma árvore ornamental que pode chegar a até dez metros de altura. Necessita de muita água, principalmente no verão, quando deve ser regada diariamente. É uma espécie que não gosta de ficar na sombra, podendo até morrer na ausência de sol. Os frutos são doces e as crianças adoram.

Laranja kinkan

Embora as laranjeiras sejam excelentes árvores para se ter em casa, a variedade kinkan é bastante fácil de manter. A árvore precisa de muito sol, que inclusive fortifica seus frutos, e não gosta de solo úmido demais – deve-se esperar que o solo esteja seco para regar novamente. Atinge em média três metros de altura e seus frutos nascem no outono.

Maçã

Diz a sabedoria popular que comer uma maçã por dia mantém a saúde forte e o médico longe. Imagina, então, comer uma maçã por dia direto do seu pomar? Uma macieira é uma bela árvore para se ter em casa, mas é preciso ter paciência. O solo deve ser fértil, profundo e bem drenado. Nas duas primeiras semanas, a árvore deve ser regada diariamente e, após esse período, você deve observar a umidade do solo e evitar que fique muito molhado. O cuidado, porém, será recompensado com ótimos e suculentos frutos.

Qual dessas árvores você mais gostou e não vê a hora de ter no seu quintal do Verdes Campos?