Atitudes sustentáveis tornam sua casa um lugar ainda melhor para se viver. Além dos hábitos diários, você pode utilizar a sustentabilidade na decoração do seu lar.

Ao optar por decorar de maneira sustentável, você faz bem para o planeta e também para o seu bolso, pois uma das principais vantagens é o reaproveitamento de materiais e o gasto – quando há – é mínimo. O mais legal dessa atividade, é que ela é super faça você mesmo e você ainda pode incluir as crianças e ensinar a importância de uma consciência ambiental.

Separamos para você algumas dicas de materiais que você pode utilizar e tudo que você pode inventar com eles. Olha só:

Pallets

Os pallets são uma super tendência de decoração sustentável e você pode fazer praticamente tudo com eles. Se necessário, basta lixar e com um pouco de verniz ou tinta ele está pronto para suas criações. Os usos mais comuns são como base de sofás e camas, mas dá pra usar a imaginação e fazer mesas e até mesmo estantes.

O pallet pode ser utilizado para a mesinha de centro também

Caixotes de madeira

É muito fácil de encontrar caixotes de madeira – normalmente são utilizados pelo setor hortifruti e depois descartados. Logo, se você pedir ao seu verdureiro, ele provavelmente não verá problemas em passar adiante. As possibilidades aqui são infinitas: estantes de livros, prateleiras para a sala de estar, armários de cozinha e banheiro, cachepô (em volta de seus vasos de plantas), mesinha e muito mais. A dica é inovar e abusar das cores. O resultado será lindo e ainda vai renovar os ares da sua casa.

Pneus

Utilizar pneus no jardim de casa não é exatamente uma novidade. Porém, com o pensamento ecológico que se espalha entre as pessoas, novos usos foram dados a esses “amigos borrachudos” que chegaram ao final de sua vida útil. Basta uma pintura ou um encapamento – normalmente de corda, tecidos ou crochê – e você nem irá se lembrar que é um pneu que está decorando sua casa! Floreiras, mesinhas ou banquinhos: você escolhe.

Garrafas

Seja de vidro ou de plástico, as garrafas são ótimas para decoração da casa. Elas são muito fáceis de trabalhar e você pode inventar à vontade. Com as de vidro, você consegue compor luminárias incríveis. E elas também podem servir para abrigar flores e são ótimos arranjos de mesa. Já as de plástico podem ser utilizadas para a construção de um jardim vertical, que tal? A gente entende que ter natureza por perto faz bem para a saúde física e mental – então aliar esse benefício com a decoração é bom demais.

Rolhas de cortiça

Acabou aquele vinho, vai jogar a rolha fora? Não mesmo. Você pode utilizá-la na decoração de casa! Desde o clássico quadro de rolhas e suas variações, até porta-panelas, tapete e mural.

Esse vídeo dá dicas preciosas e fáceis de como reutilizar a rolha. Ele está em inglês, mas é bem visual e compreensível.

Gostou das nossas dicas? Conta para nós qual delas você não pode esperar para colocar em prática.