Decidir que se quer comprar um lote é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Entretanto, é preciso ter cautela: para que essa conquista não se torne uma dor de cabeça, é necessário tomar uma série de cuidados!

Para ajudar você nesse processo, nós, da Frizzo, elaboramos um pequeno tutorial. Confira abaixo nosso passo a passo para comprar o terreno da sua casa este ano.

1 – Pense nas suas necessidades

Na hora de comprar um terreno, é preciso saber bem o que você deseja: você prefere algo em uma zona urbana ou mais isolada? Qual tipo de imóvel você quer construir? Qual o tamanho de terreno seria mais adequado para você? Você preferiria morar dentro ou fora de um condomínio? Lembre-se: nesse momento, você precisa ser muito sincero consigo mesmo. Reveja as suas necessidades e as de sua família para conseguir definir corretamente a sua compra.

2 – Pesquise muito!

Depois de definir a sua compra, você deve começar a pesquisar os terrenos que se encaixam dentro do que foi pensado. Visite vários locais, converse com os vendedores e analise todos os pontos.

Nesse momento é importante verificar a idoneidade da pessoa ou empresa com quem você pretende negociar. Aqui na Frizzo, por exemplo, trabalhamos com um departamento jurídico próprio, justamente para dar mais segurança a nossos clientes e garantir a regularização de todos os nossos empreendimentos.

3 –  Conheça o terreno

Ao achar um local de seu interesse, vá a fundo e conheça todos os seus aspectos. Nessa hora, é preciso saber: qual a infraestrutura das ruas? Elas são bem iluminadas e seguras? Não deixe também de verificar a demarcação do lote e conheça o tipo de loteamento – se ele é aberto (com livre circulação) ou fechado (em condomínio). Em caso de condomínios, acaba sendo muito mais fácil conferir os entornos, a vizinhança e ter uma boa ideia sobre a estrutura do lugar.

A Frizzo Empreendimentos Imobiliários, por exemplo, está desenvolvendo um bairro planejado no Alto Petrópolis, em Porto Alegre, chamado de Verdes Campos, onde se localizam alguns condomínios fechados com terrenos disponíveis para você construir a sua casa do zero do jeito que você sempre imaginou. Clique para saber mais sobre o bairro planejado Verdes Campos.

4 – Confira toda a documentação

No momento que você escolheu o terreno, ainda tem alguns cuidados a tomar com a parte documental. Uma das primeiras coisas que você deve fazer é verificar a matrícula individual do lote, para se certificar de que a área é regular e não fica dentro de mananciais ou áreas de preservação ambiental, por exemplo. É através da matrícula que você sabe também se o local não é invadido ou está garantido por alguma dívida.

5 – Conheça as condições de compra e parta para o abraço!

Agora que você já está decidido, é hora de saber as condições de compra. Negocie bem: veja se um financiamento não é uma opção melhor para o seu bolso, ou se o proprietário ou empresa aceitam outros bens como troca.

Gostou das nossas dicas? Agora que você sabe quais são os melhores passos para garantir a compra de um terreno, você pode também curtir nosso passo a passo de como construir uma casa do zero.

Não deixe de contar para nós o que você achou nos comentários!