Você já pensou em construir uma casa do zero? A primeira vista pode parecer algo trabalhoso, mas a recompensa é a certeza de que a pessoa vai morar em uma casa que esteja de acordo o seu gosto e suas necessidades. Além disso, a sensação de morar em uma casa novinha em folha e que não foi ocupada por ninguém é plenamente satisfatória. Contudo, muitas pessoas sequer consideram essa possibilidade em virtude das diversas etapas deste processo.

Pensando em auxiliar as pessoas que consideram como opção comprar um terreno e começar a construir a sua casa, ou apenas gostariam de mais informações antes de formar a sua opinião, reunimos dicas sobre como construir uma casa do zero.

Planejamento

O primeiro passo é um dos mais importantes: escolher o terreno. É importante que o comprador observe o terreno, pois é a partir dele que você saberá as dificuldades que enfrentará no decorrer da construção da obra. Outra opção, no entanto, é já escolher um terreno pronto para que você “apenas” construa em cima dele.

→  A Frizzo Empreendimentos Imobiliários está desenvolvendo um bairro planejado no Alto Petrópolis, em Porto Alegre, chamado de Verdes Campos, onde se localizam alguns condomínios fechados com terrenos disponíveis para você construir a sua casa do zero do jeito que você sempre imaginou. Clique para saber mais sobre o bairro planejado Verdes Campos.

Além disso, é importante estar atento ao local onde a casa será construída. A localização é um dos fatores principais durante o processo de escolha do terreno. É preciso, ainda, analisar como está o bairro e projetar/imaginar como ele poderá se desenvolver pelos próximos anos, a fim de valorizá-lo caso venha ser vendido no futuro.

Projeto

O próximo passo é definir como será a planta de seu imóvel. A vantagem de começar uma casa do zero é a possibilidade de deixá-la do seu jeito, ao invés de comprar uma casa pronta e ter que fazer diversas reformas e ainda assim não ficar 100% de acordo com o que você imaginou.

O mais indicado nesta etapa é contratar um arquiteto para desenvolver junto com você uma casa que esteja de acordo com as suas necessidades, além de já definir detalhes importantes como o projeto elétrico e hidráulico. Além disso, é necessário contratar um engenheiro para definir quanto que tudo isso vai custar, fazendo adaptações na planta até tudo estiver conforme o seu orçamento.

Documentação

O próximo passo é submeter o projeto para aprovação na prefeitura a fim de que tudo ocorra de maneira legal. Quanto ao terreno, é necessário verificar se ele está registrado no Cartório de Registro de Imóveis para saber se ele está desembaraçado.
Comprar um terreno em um condomínio fechado de uma construtora, entretanto, torna-se essa parte burocrática muito mais fácil, já que ela visa facilitar o negócio fazendo com que você apenas compre o terreno e já comece a construção.

Construção

Enfim é o momento de ver o seu projeto tomar forma. O primeiro passo é cuidar da terraplenagem do terreno e depois fazer a ligação da água e energia elétrica. Feito isso, o próximo passo é começar a alvenaria da casa, uma etapa lenta e que deve ser supervisionada para que tudo ocorra conforme o planejado até chegar em uma das etapas mais prazerosas da construir uma casa: escolher os acabamentos. É uma parte que você pode e deve interferir a fim de deixar tudo da maneira que você quer.

Quando tudo estiver pronto, basta preparar a mudança e começar uma nova vida. Se você quer construir uma casa do zero em um condomínio fechado, a Frizzo Empreendimentos está desenvolvendo um condomínio fechado que está transformando o Alto Petrópolis em Porto Alegre: um empreendimento na região mais privilegiada no bairro planejado Verdes Campos, um local junto à natureza mas sem deixar a segurança de lado para que toda sua família viva com uma maior qualidade de vida.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar sabendo de outros artigos como esse que são publicados em nosso blog.